Blog


11/11/2021 - Consciência Sistêmica

As dinâmicas dos relacionamentos I

Por: Dr Fernando de Freitas


Os relacionamentos possuem três dimensões: Intrapessoal, Interpessoal e Sistêmico. O primeiro, representa o relacionamento “comigo”, o que acontece dentro de mim; o segundo é o relacionamento entre “Eu e você”, o que acontece entre dois indivíduos; e o terceiro, o relacionamento entre “Eu e os outros”, o que acontece nas interações sistêmicas.

Importante reconhecer que o primeiro sistema que pertencemos, quando começamos a existir, é o útero (Eu existo para a vida). Depois do nascimento, inicia um relacionamento com outro “ser”, aquele que vai “cuidar de nós”. Nesse contexto, iniciamos a criação de vínculo, e esse outro indivíduo é nosso primeiro espelho. Geralmente, a mãe é quem tem a função materna.

O ponto importante nessa relação, é que o indivíduo começa a se conhecer a partir dos olhos de quem exerce a função materna. Importante destacar que, conforme esse “outro” vai dizendo para nós quem somos, nós vamos internalizando essas informações.

A função materna passa a visão de “quem é você”, para o indivíduo. Nos indivíduos, o primeiro grande relacionamento, o grande “amor”, é para quem fez a função materna.

O reconhecimento do outro e que dá origem aos diferentes relacionamentos, começa a partir da função pai. Acontece quando a criança identifica um ser diferente na relação.

No relacionamento “Eu com os outros”, temos a oportunidade de nos relacionar com outras pessoas, diferentes do primeiro “ser”, o qual temos como referencial de vida, aquele que exerceu a função de mãe.

Interessante destacar que, quando um indivíduo participa de um sistema, ele consegue enxergar que as pessoas são diferentes e que ele é diferente também. Dentro desse contexto, observa que cada um emite sua própria opinião e enxerga o mundo de uma forma única, e assim sendo, deve ser respeitado em suas concepções. É desse modo que o indivíduo desenvolve a sua identidade.

No próximo artigo, abordarei sobre as três dimensões.



Instagram

Facebook

YouTube