Blog


13/08/2021 - Doenças

As necessidades da alma

Por: Dr Fernando de Freitas


Quanto mais você entender as necessidades do corpo, melhor você vai entender as dinâmicas das doenças.

A necessidade de existir diz respeito ao nosso direito à vida. Uma dificuldade de existir atrapalha a pessoa a se conectar ao seu meio.


A necessidade de pertencer diz respeito a quem? Primeiro pertencemos à nossa mãe, depois à família, depois à vida e assim por diante. Pertencemos a um universo. Uma dificuldade em pertencer nos exclui da vida. Então a Mãe é a primeira representante da Vida, mas não é a nossa Vida.


Sobre a necessidade do amor, é preciso compreender que primeiro eu recebo. Ao nascer, recebemos amor dos nossos pais, da família, e depois de receber, eu posso dar amor. No mundo adulto é fundamental saber trocar amor, saber dar e receber.


A necessidade de contato é expressa de forma clara, todos precisam do contato. Inicia desde os primeiros dias de vida. Quando a Mãe tem dificuldade de fazer contato ou tem necessidade de fazer excesso de contato, isso pode gerar problemas como por exemplo as alergias, bronquites e asma.


Em relação à necessidade de segurança/ proteção, somos gerados em um útero, onde deveríamos ter toda a proteção e segurança. Sabemos que nem sempre é isso que acontece, muitas vezes esse útero está tenso e a contraído, dificultando assim a chegada da energia (oxigênio) para o feto. É essa a concepção que levamos para o mundo, é ela que traz o conceito de segurança. No entanto, o adulto já deveria saber se proteger, e quando alguém busca proteção no outro. Ele busca algo que não recebeu adequadamente na fase intrauterina.


A necessidade de respeito do ser humano envolve o conceito da individualidade, pois o ser humano não é brinquedo, objeto ou um projeto dos pais. E por isso, ele tem que ser respeitado como um SER HUMANO.


A necessidade de relacionamentos/ individualidade apresenta a ideia de que relacionar-se é condição para o ser humano assim como ser individual que ele é. Trata-se de uma dinâmica interativa entre os seres. Quando ele se relaciona para satisfazer o desejo dos pais, ele está abrindo mão de sua individualidade.


A necessidade de orientação aqui engloba alguns conceitos, pois precisamos que alguém nos ensine algo para viver. Precisamos aprender sobre referenciais, os meus e dos outros. Precisamos aprender e reconhecer as funções e papéis que vou exercer como adulto. Preciso aprender como desenvolver minhas capacidades e potencialidades para ter direito a ir para vida experimentar as aventuras e a liberdade. Preciso aprender sobre responsabilidade, a minha e a dos outros, preciso receber orientação quanto à forma de estar na vida. Enfim, para SER precisamos de orientação saudável que venha de um adulto.


A partir da observação das necessidades do indivíduo, podemos analisar as deficiências e descobrir o que esta por trás das doenças manifestadas. Necessidades não supridas geram doenças. Apesar das doenças serem oportunidades de aprendizado, é importante reconhecer que podemos aprender de maneiras mais prazerosas e com menos dor.