Blog


09/09/2021 - Leitura Corporal

As Três camadas do Caráter

Por: Dr Fernando de Freitas


Hoje vou falar sobre as três camadas do caráter. A camada emocional, a camada muscular e a camada mental, essas três camadas são baseadas no diagrama Lowen (Alexander Lowen) que é da análise de bioenergética, foi aquele que pegou o trabalho do Wilhelm Reich da análise do caráter e fortaleceu esse trabalho através da análise bioenergética, aprofundou ainda mais e criou o diagrama.

O diagrama do traço de caráter, ele fala que caráter no fundo tem três camadas, a camada emocional, camada muscular e a camada mental.

A camada emocional que está mais próximo da essência do ser humano, então vem emocional, muscular e mental e aí se observa que até no mundo da evolução também vai acontecer isso que é o sentir, agir e pensar.

 

Então nós temos a fase oral uma dinâmica mais voltada para o SENTIR, na fase anal voltada para o AGIR e na fase mental para direcionar o movimento e dar o significado para onde vai, para onde vão os objetivos de vida, para onde essa pessoa vai levar esse movimento, da onde ela vai conduzir a vida.


E pensando nesse diagrama do Lowen, e aprofundando ainda mais é possível fazer a leitura de caráter, principalmente daqueles que não estão tão visíveis, mas estão presentes no indivíduo. Quando você pega as três camadas do caráter, por exemplo, às vezes você tá falando com uma pessoa e dependendo da queixa que ela tem, do foco que ela tá colocando, se você começar a pesquisar o sentimento dela, os pensamentos, as decisões e as atitudes que ela toma, isso também dá a leitura do caráter e também pode ocorrer pela forma da pessoa sente, de agir e de pensar, então você pode fazer a leitura corporal.  

E dependendo da dinâmica da pessoa, um foco que ela está, de repente puxa mais um ou outro traço de caráter de repente a pessoa está aqui passando uma relação afetiva, nessa relação afetiva, muitas vezes pode acontecer de puxar um traço de caráter oral por exemplo,  mas quando eu vou para o meu trabalho, eu puxo o meu traço de caráter rígido.

 E aí se você olha o meu corpo, e de repente pode ser que alguma característica não fique tão em evidência, mas ela é vidente quando eu estou numa determinada situação.


Instagram

Facebook

YouTube