Blog


02/08/2019 - Distúrbios Alimentares

Cirurgia Bariátrica e engordar novamente

Por: Luiza Freitas

É muito curioso imaginar como uma pessoa que fez cirurgia bariátrica pode voltar a engordar, já que seu estômago diminuiu de tamanho e já não suporta grandes quantidades de comida. Até parece uma solução definitiva para a obesidade não é mesmo?

Mas porque esse “fenômeno” pode acontecer?

Antes de falar sobre o porquê pessoas que fizeram cirurgia bariátrica podem voltar a engordar, é muito importante falar o que leva esse ser a tomar essa decisão.

Claro há casos e casos. A cirurgia Bariátrica é um procedimento que cabe muito bem para pacientes com obesidade mórbida, que estão correndo risco de morte por conta da doença. Porém essa cirurgia começou a ser banalizada e pessoas que não são obesas mórbidas, que estão apenas “gordinhas”, decidem por realizar a cirurgia na ilusão de ser a solução definitiva para todos os seus problemas em relação a comida, ao espelho, ao corpo, etc. E pior tem pessoas que engordam de propósito só para o médico aprovar a cirurgia.

Ai eu te pergunto, se uma pessoa que opta por passar por um procedimento tão invasivo sem ter uma real necessidade para isso, ou uma pessoa que realmente tem necessidade, mas que deixou se levar até esse ponto, essa pessoa está bem emocionalmente? Essa pessoa está tomando uma decisão com base na REALIDADE ou na ILUSÃO?

Então vamos lá, vou te falar alguns fatores que podem levar a pessoa que fez cirurgia bariátrica voltar a engordar.

A família de origem desse paciente tem papel fundamental no comportamento que ele tem em relação a comida e ao espelho, todos nós crescemos e nos desenvolvemos a partir das experiências emocionais que aprendemos com os adultos a nossa volta, que normalmente são os nossos pais, então de repente imagine, por exemplo, que você cresceu num ambiente em que a forma da sua mãe, do seu pai, da sua vó... de demonstrar amor era por meio de uma mesa farta de comida, ficavam muito felizes quando você comia bastante, ou então ser “cheinho” era sinônimo de saúde. Enfim, muitas vezes uma pessoa que cresceu nesse tipo de ambiente tem uma dificuldade muito grande de emagrecer, porque quando emagrece, inconscientemente sente que está traindo a sua dinâmica familiar e acaba se sabotando.

Outro fator muito comum, é depois de perder uma grande quantidade de peso, não se reconhecer mais, uma crise de identidade, não consegue se identificar como ele mesmo num corpo mais magro, sente que perdeu a sua essência.

Uma das coisas que também pode acontecer, é esse paciente não voltar a engordar, mas adquirir novos vícios, como roubo (se tornar cleptomaníaco), drogas como cigarro, bebidas alcoólicas, cocaína entre vários outros tipos de drogas, compras, e até adquirir comportamentos e vícios estranhos.

Bom o que acontece é o seguinte, a partir do momento que você não enxerga a comida apenas como comida, quando despeja suas emoções na comida e come por meio das suas emoções, isso é um distúrbio alimentar. Todos os meus clientes com essa demanda, que relataram que já fizeram de tudo para emagrecer, dietas, treinos, remédios, aqueles que fizeram a cirurgia e mesmo assim voltaram a engordar, tomam essas decisões com base na ILUSÃO de que quando estiverem magros, a vida será perfeita. O que acontece é que quando atingem o peso tão sonhado, a vida continua sendo a vida, com dias bons e dias ruins, momentos felizes e tristes, os problemas vão continuar aparecendo, e se não aprenderem a lidar com as emoções, irão voltar aos velhos hábitos.

A questão é que tudo isso são recursos de mudança de fora para dentro e a mudança só é possível ser definitiva, se fizer uma transformação de DENTRO para fora. É preciso entrar em contato com a REALIDADE, compreender o porquê você come por meio das suas emoções, o que significa a comida na sua vida e resolver esse problema.

E mais importante é compreender que tudo isso é um processo, e o processo é muito mais importante que o resultado, pois é pelo processo que se aprende como “chegar lá”, caso contrário você até chega no estado desejado rapidamente, mas volta mais rápido ainda para o estado atual, ou seja, volta a engordar.

Ai você me pergunta: “nossa Luiza mas como uma pessoa que fez cirurgia bariátrica, consegue voltar engordar, já que não cabem grandes quantidades de comida no estômago?”

O método mais comum é principalmente leite condensado, sorvete, dentre outros produtos alimentícios de forma líquida. Já vi casos de clientes que batem a comida no liquidificador, porque o sólido bloqueia, mas o líquido passa.

Então antes de tomar uma decisão como essa, ou se você já passou pelo procedimento, procure um profissional que te ajude a compreender o que a comida significa pra você, compreender qual a raiz do seu problema, que te leva a se alimentar de maneira exagerada, compreender as suas dinâmicas familiares... E que também te oriente como lidar com tudo isso.

E ai? Adiantou passar por um procedimento cirúrgico invasivo e de risco, para ter apenas resultados momentâneos? Ou então até emagreceu, se tornou uma pessoa magra, mas piorou consideravelmente a sua saúde emocional?

Se conscientizar da raiz dos seus problemas ligados a comida, da sua relação com seu corpo e mudar os seus hábitos, com certeza trará resultados duradouros e liberdade. Irá parar de ser refém das suas emoções, refém da comida e escravo dos seus desejos e passará a ser o protagonista da sua vida.