Blog


06/05/2021 - Constelação Sistêmica

Constelação Sistêmica?

Por: Dr Fernando de Freitas


O que é Constelação Sistêmica?

 

É uma técnica de trabalho com o poder absurdo para fazer diagnóstico e solucionar problemas, e ela está sendo utilizada no mundo inteiro em várias áreas. Essa técnica foi criada por Bert Hellinger na Alemanha na década de 80, ela está no Brasil desde o final da década de 90.

 

Constelação não é religião, não é espiritismo, não é um teatro, ela tem bases científicas muito claras, com o emaranhamento quântico onde uma partícula está conectada a outra independente do espaço, eu coloco dentro da constelação o espaço e o tempo. Outra base são os campos morfogenéticos de Rupert Sheldrake, caso você queira conhecer mais a essência do trabalho, estude essa área, isso tudo é a aplicação prática dessas duas bases científicas.

 

Como ela é feita?

 

A constelação é feita de duas formas, ela pode ser feita em grupo com várias pessoas, ou pode ser individual, utilizando os bonecos como representantes.

O que nós observamos dentro do trabalho sistêmico, dentro da constelação sistêmica?

Observamos os problemas que as pessoas têm consciência e os problemas que ela não tem consciência. Os problemas superficiais (tem consciência) servem para esconder o verdadeiro problema, e se você trabalhar no verdadeiro problema (não tem consciência) todos os outros problemas superficiais somem, são tratados.

 

O que tem por trás dessa teoria?

 

O amor precisa ter ordem, amor sem ordem é problema, ordem sem amor também é. Na prática nós avaliamos as funções, e se as funções estão em ordem, por exemplo, pai precisa ser pai, mãe precisa ser mãe, irmão é irmão, filho é filho, avô é avó e assim por diante, então todo esse sistema que é um grupo de pessoas que convivem, se relacionam, precisam ter ordem nas funções, esse é o grande segredo de uma família se dar bem na vida, de uma empresa ter sucesso, de vocês se relacionarem bem com o mundo lá fora, com a sua profissão e com a sua família. A aplicação dessa técnica é feita em todos os sistemas possíveis, então um sistema que seja um casal, uma família, problemas com doença, com empresas, empresas familiares, profissão, na justiça, na escola com a pedagogia sistêmica, na medicina, em todas essas áreas, nós podemos utilizar o conceito aplicado na constelação sistema.





Instagram

Facebook

YouTube