Blog


12/11/2020 - Leitura Corporal

Diferenças dos Caráter Rígido e Esquizóide

Por: Dr Fernando de Freitas


Algumas coisas são parecidas, os dois traços são muito cerebrais, muito cabeça, mas de resto, são muito diferentes.

O esquizoide ele tem mais a ver, com uma emoção de rejeição:

 “eu não existo”;

eu não preciso existir”;

não quero que as pessoas entrem em contato comigo”.

 

Isso é esquizoidia, dificuldade de contato, não quero que ninguém me veja.

 

Se você pegar o rígido, ele tem uma competição com o esquizoide.

eu quero provar que eu sou melhor que o outro

então ele está sempre em evidência, já o esquizoide não, ele está isolando. O rígido ele está numa competição, o problema dele é exclusão.

você presta mais atenção no outro do que em mim”, então geralmente é uma relação triangular, se a pessoa 1 presta atenção na pessoa 2, a pessoa 3 se sente excluído.

A pessoa 3 vai fazer de tudo para se incluir, e colocar 2 para correr, essa dinâmica é de exclusão.

 

O esquizoide vive aqui no mundo da cabeça, é sonhador, enquanto o rígido está com os dois pés no chão e em contato com realidade, o outro fica numa bolha de criatividade e têm a   dificuldade de contato, o rígido não, ele gosta de ter contato com a vida, contato com as pessoas, têm mais sedução, tem uma característica de sensualidade o esquizóide não tem essa sensualidade.

 

Então está cheio de dinâmicas que são diferentes e a única coisa parecida, é que os dois são muito cabeça, energia pra cabeça, e também a dificuldade de amar, por conta de traumas infantis.

O rígido porque foi traído na fase genital e o esquizoide porque não se sentiu amado pela mãe dentro do útero, sentiu assim “a minha mãe não me queria, não queria que existisse”, é um sentimento que ele tem, por isso tem dificuldade de contato com outras pessoas.

 






Instagram

Facebook

YouTube