Blog


30/09/2020 - Consciência Sistêmica

Dinâmicas da origem do Suicídio (Setembro Amarelo)

Por: Dr Fernando de Freitas


O que tem nesse mecanismo que faz o indivíduo querer se matar, arrancando a própria vida.
É completamente antinatural, porém quando você vai ver profundamente um caso de suicídio,

primeiro você tem que ver não só o indivíduo, mas também a família, ver o sistema familiar que esse indivíduo está incluído, porque dentro das histórias de suicídio existe aquela frase “Eu vou me matar”. Essa frase, “eu vou me matar” eu não sei o que é esse “me matar”, porque muitas vezes em casos assim, seu ver que essa pessoa, no fundo ela virou um projeto parental.

 

O que é um projeto parental?

 

O projeto parental é: Eu me moldo ao desejo do meu pai e da minha mãe, então eu já me mato na infância para me tornar aquilo que o meu pai e minha mãe deseja, ou seja, ME MOLDO para alguém.

 

Conclusão, eu já morri lá atrás, minha essência já se foi e esse ser que eu estou desenvolvendo em mim, no fundo eu não aguento mais carregar isso e aí não vejo saída, única saída é acabar com ele.

Essa situação é muito frequente nos casos de suicídio, porém existem outras dinâmicas de suicídio que são muito importantes também buscar, são casos de identificação, dentro da abordagem sistêmica.

Você começa ver que tem indivíduos identificados com elementos da família que passaram por alguma tragédia, essa tragédia não foi comentada pela família geralmente está escondido, ninguém fala nada e esses segredos familiares, quando você vai buscar as raízes, frequentemente você também encontra pessoas que lá na família tiveram sérios problemas de suicídio, assassinato e algumas outras dinâmicas doentias que perpetuam através das gerações como se fossem doenças contagiosas que passam de geração para geração, então é muito importante investigar não só o indivíduo que tem o problema do suicídio e sim o contexto da família que ele tem.




Instagram

Facebook

YouTube