Blog


26/06/2019 - Consciência Sistêmica

Entrevista com Dra. Paula Mouta

Por: Dr Fernando de Freitas


Nessa edição do Constelação Sistêmica News, conversamos com Dra Paula Mouta, palestrante internacional que estará presente no Congresso de Constelação Sistêmica 2019, que ocorrerá em Agosto no Brasil e que também está organizando o Congresso Summit, em Açores/Portugal, onde estarão presentes como conferencistas Dra Carla Queiroz e Dr Fernando de Freitas.

Ambos Congressos abordam o tema Epigenética, bastante explicado pela Dra Paula nessa matéria, que também falou sobre o Summit e o Congresso Brasileiro de Constelação Sistêmica realizado pelo IBRACS, salientando a importância desse intercâmbio que está havendo entre Brasil e Portugal, para a difusão da epigenética e avanço do bem estar da população mundial.



Leia entrevista na íntegra:

 

1 - No que esse conhecimento compartilhado entre Brasil e Portugal pode impactar mundialmente para a difusão da epigenética, até como uma forma de conduta terapêutica e de prevenção mais conhecida e indicada?

R: A Medicina em todas as suas vertentes é a união de culturas, experimentos científicos e empíricos, religiosidade e acima de tudo valores humanos. É nesta força que temos de acreditar, num tempo em que as fronteiras já não seguram as populações em um lugar só, facilitando a mistura e a propagação de doenças, mas também de interação de saberes. Onde evoluir é mais fácil, porque os recursos hoje são maiores.

Para que se possa praticar a “medicina da saúde ativa, preventiva e educativa”, é importante que existam eventos deste tipo, onde a análise e recolha destes conteúdos poderá ajudar-nos de forma uníssona a verificar, avaliar e definir novas estratégias de mudanças, de caráter científico, prático e de transformação. 

 

2 - Como esse intercâmbio entre Brasil, com o Congresso Brasileiro e Portugal com o Summit, pode ser benéfico para o compartilhamento de avanços na epigenética e qual impacto esses eventos podem gerar a curto e médio prazo?

R: A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

A noção de saúde sofreu até aos dias de hoje uma restruturação, onde a visão de saúde, estática e formal já não faz qualquer sentido.

Sabemos agora que o bem estar e a saúde são fruto de uma ação dinâmica, social e sócio econômica, como resposta do indivíduo às condições do meio onde vive.

Esta resposta deve ser analisada sob três planos ou dimensões: saúde física, saúde mental e saúde social e é este o pilar defendido pela Epigenética.

Só assim poderemos levar até todos um novo percurso de valores que verdadeiramente melhorem a vida e a forma como as populações poderão se desenvolver e se adaptar as mudanças vindouras em qualquer parte do planeta.

É importante salientar que devemos focar a nossa visão no experimento da ciência, da observação e fazer deste recurso uma prática de informação ajustada à sociedade civil, ou seja, ao cidadão doente, que precisa aprender como praticar um estilo de vida de acordo com hábitos de sustentabilidade na saúde e no bem estar.

Esta visão, torna -se cada vez mais urgente e importante. Devemos todos trabalhar em parceria usando os recursos de práticas qualificadas e eficientes.

 

3 - Qual sua expectativa para esses dois encontros com Dr Fernando e Dra Carla, aqui no Brasil e aí em Portugal?

R: A Epigenética neste momento domina os papers internacionais em todas as áreas da saúde e da nossa sustentabilidade.

Cada um dos oradores vai abordar uma temática que tem papel fundamental no nosso equilíbrio metabólico. E cada um dos Oradores poderá fazer parte do Observatório da Saúde dos povos numa interação de saúde pública que estou a a organizar com Bruxelas e o Alto Comissário das políticas migratórias.

A nossa saúde pública precisa que todos estejamos empenhados nesta visão e ação. É importante que o conhecimento adquirido seja multiplicado e partilhado para que nos permita evoluir em todos os sentidos, com segurança, estabilidade económico-social, política, tecnológica, com estruturas de adaptação capazes de se desenvolverem e serem o exemplo de qualidade de vida para as próximas gerações. 

É através da capacidade de observação, pela prática já realizada, que o ser humano se tem desenvolvido e evoluído ao longo dos tempos. 

Por isso é urgente, juntar todos os pensamentos e sentimentos de verdadeira união pela vida, a do Ser e a do Planeta.

A implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2015-2030 da ONU, pressupõe uma partilha de esforços inédita à escala global, entre todos os países e atores públicos e privados, onde deve existir um trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Cabe a nós, profissionais dar o exemplo para alcançarmos em conjunto esses objetivos e seguirmos os pensamentos do Mestre "Hipócrates" que via a Medicina como uma forma suprema de arte, porque exige o conhecimento e a capacidade de aperfeiçoar o corpo humano e a vida ao seu redor.

Toda e qualquer ação que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural e de saúde de um povo. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Saúde Sustentável, é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento.

 

4 – Qual sua expectativa no Brasil, para o Congresso de Constelação Sistêmica, que será o 3º Nacional e o 1º Internacional?

R: Pretendo deixar aberto um caminho para gerar nas pessoas a curiosidade para buscarem mais saber sobre como manter a PAZ DAS SUAS CÈLULAS.

 

5 – Qual sua expectativa acerca da apresentação do Dr Fernando e da Dra Carla no Summit?

R: O diferencial do trabalho que cada um faz nas áreas clínicas de cada um, associado à visão sistêmica.

 

6 – Na matéria publicada no Jornal local Açores/ Regional, que o leitor terá acesso na íntegra abaixo, você fala sobre as questões geográficas ligadas a epigenética e cita a poluição aéreo marítima como um fator do meio, essa é uma realidade portuguesa de impacto, você diria?

R: Também, sobretudo na marítima.

 

7 - Conhecendo o Brasil como conhece, qual você acredita ser uma questão de impacto local e como podemos começar a prevenção?

R: Nos hábitos alimentares e de gestão emocional/espiritual - as crenças entre o bem e o mal, a saúde feminina, a gravidez cedo demais a sexualidade cedo demais e o medo acima de tudo relacionado à desinformação. 

Este Summit será acima de tudo um start para um projeto de Educação Global/ Mundial.

 

8- Ainda sobre as questões geográficas, na sua opinião, qual fator mundialmente tem impactado na saúde das gerações?

R: Alimentação, excesso de tecnologias e agricultura.

  

9- Por gentileza, faça um convite aos brasileiros que desejam conhecer mais sobre o tema, para que participem do Summit, assim como do Congresso Brasileiro.

R: É importante, que cada vez mais se pratique a medicina da saúde ativa, preventiva e educativa. A nossa saúde pública precisa que todos estejamos empenhados nesta visão e ação.

 “A cultura ocidental enamorou-se da ideia de uma medicina capaz de eliminar a doença e o declínio.” (Clara Pinto Correia in Visão 2017), no entanto a história mostra-nos que todas as civilizações, ao longo dos tempos buscam pelo mesmo poder, apenas cada uma faz uso de recursos científicos, empíricos, sociais e culturais diferentes.

É por isso nosso objetivo conciliar o saber do mundo num só palco, onde todas as áreas da Medicina possam estar unidas, doando o seu contributo, mostrando como é possível usar o saber científico, tradicional e ancestral de forma a tornar a vida do ser humano melhor, no presente e no futuro.

As suas perguntas, as suas dúvidas, o seu saber e o seu interesse, são verdadeiramente importantes para nós.
O meu compromisso é trazer -vos profissionais de excelência para debatermos estes assuntos.  






Conheça mais sobre a Dra Paula Mouta e os conferencistas nacionais e internacionais, do 3º Congresso Nacional e 1º Congresso Internacional de Constelação Sistêmica do Ibracs.

Acesse: https://www.congressoconstelacao.com.br/

 

O Summit está sendo amplamente divulgado em Portugal. Leia aqui matéria publicada no Jornal local Açores/ Regional, com impacto nas 9 Ilhas, que foi divulgado também online em Lisboa e em todo país, pois pertence à Rede TV RTP nacional.

Nesse link veja entrevistas e muito mais sobre o Congresso Português.

https://worldmedicinessummit.com.pt/media-partners/

 

Aqui entrevista feita com Dra Paula Mouta para à Rede de TV RTP nacional de Portugal, falando sobre epigenética e o Congresso Summit.

https://www.facebook.com/529461577164799/posts/2083069885137286?s=100000769775793&sfns=mo