Blog


06/04/2021 - Consciência Sistêmica

Estresse X Trauma

Por: Dr Fernando de Freitas


O trauma promove a desconexão do Pensar, Sentir e Agir. Também provoca a criação de mecanismos de defesa para suportar o trauma.

Todos nós, carregamos uma série de traumas adquiridos desde o momento em que fomos gerados, até aproximadamente cinco anos de idade. Essa é a chamada fase de molde.

Quando seus pais descobriram que estavam grávidos, como eles acolheram a ideia, o que pensaram, sentiram e o como agiram, já começa a moldar quem você será um dia.

É sob a influência da mãe, principalmente, que o feto se desenvolve. O papel do pai é acolher e proteger essa mulher grávida. Mas são as emoções da mãe que influenciam o desenvolvimento
do feto.

Quando nasce, até a atitude da mãe em relação ao tipo de parto e se ela vai esperar entrar em trabalho de parto, vai influenciar esse bebê. de Um trauma deixa a pessoa desconectada de seu pensar, sentir e agir. Um indivíduo traumatizado cria mecanismos de defesa que configuram padrões de comportamento doentios em suas máscaras e sombras.

Uma das formas de identificar esses traumas no indivíduo é provocar um stress porque tira o indivíduo do equilíbrio. Todas as vezes que uma pessoa é submetida a uma situação estressante relacionada com o trauma, ela irá mudar o seu pensar, sentir e agir, esse seria um bom momento para olhar para a questão e resignificá-la, mas infelizmente, nem sempre isso é possível.

Incondicionalmente a vida vai colocar o indivíduo em situações de stress para que ele possa mudar seu entendimento sobre aquela questão traumática, mas se ele não se transformar ou se reconstruir aparecem doenças, tragédias e a repetição dos traumas da infância.

Num trabalho terapêutico o terapeuta oferece “gotas” de stress para identificar o problema, assim ele interage com o cliente para fazer um diagnóstico e também para pesquisar o trauma original, identificar a fase de vida que ele aconteceu e assim, ter condições de planejar um tratamento. Esse tipo de ação vai bloquear o aparecimento das doenças num futuro, o que justifica fazer terapia. A terapia tem a função de achar saídas para comportamentos traumáticos.




Instagram

Facebook

YouTube