Blog


06/01/2022 - Consciência Sistêmica

Família, Elementos e Limites

Por: Dr Fernando de Freitas

Quando analisamos os sistemas é importante reconhecer dois tipos de famílias. A família de origem de onde nós viemos, que será composta pelos nossos antepassados e irmãos e a família nuclear (tem autores que chamam de família atual) composta por você como um dos genitores, seu companheiro(a) e seus filhos. O reconhecimento desses papéis para qualquer indivíduo já é um passo para viver uma vida saudável.


Reconhecer seus antepassados, mesmo que você não os tenha conhecido, é fundamental para trazer a força que você precisa para levar sua vida adiante, de forma saudável é claro. Costumo usar a analogia das raízes, se minhas raízes são fortes e se conectam de forma saudável com os meus antepassados, essa conexão me favorece mais força para cuidar dos meus descendentes. Essas raízes me fornecem os princípios e valores que vão nortear minha missão com os demais que virão depois de mim.


Os Valores e missão devem me ajudar a levar meus filhos e a minha família para frente a fim de conquistarem uma forma de vida melhor do que eu tive. Esse é um compromisso que todos deveriam ter com seus descendentes.


Familia de Origem

É o modelo que nós temos para praticamente exercer todas as funções que vamos ter na vida. E dependendo desse modelo você pode estar pronto ou não. Na família de origem aprendemos aquilo que é NORMAL, ou seja, que segue as normas da minha família, mas será que é SAUDÁVEL?


A segurança da criança na sua família diz respeito à forma como os pais cuidaram dela. Os pais, deveriam dar para a criança, aquilo que ela precisa não o que os pais querem ou o que as crianças internas dos pais desejariam ter mas não tiveram. Isso vai refletir no seu pleno desenvolvimento e, quando adulto, ele poderá ir para a vida, sentindo que foi visto e respeitado como ele é.


Quanto a formação do adulto é fundamental entender que os pais devem enxergar seus filhos adultos como pessoas capazes de exercer suas funções na vida, realizar e seguir adiante. Fazer do seu próprio jeito, de maneira criativa e com sucesso. Assim como os filhos adultos devem enxergar seus pais como pessoas que já cumpriram seu papel na sua vida, já exerceram a função de Pais, podendo agora exercer a função Homem e Mulher, que sempre esteve com eles. Eles são pessoas comuns, com defeitos e qualidades. Os filhos adultos devem seguir autorizados a levar para vida tudo de bom que receberam e deixar no passado, com os pais, aquilo que não serve. Nem tudo que serviu para os pais, necessariamente servirá para os filhos.