Blog


01/07/2021 - Constelação Sistêmica

Família x Trabalho

Por: Dr Fernando de Freitas


Muitas pessoas têm dificuldades de conciliar a família com o trabalho. Quando existem conflitos nesses dois elementos da vida, o constelador deve pesquisar se existe uma culpa. Geralmente, além da culpa, essa pessoa não recebeu autorização dos pais para ir para a vida e ter sucesso.

A culpa pode aparecer de várias formas, então, preste atenção como ela pode se manifestar.
Por exemplo:

• Culpa de trabalhar e ficar longe dos filhos;

• Culpa de ficar com os filhos e não trabalhar, prejudicando o sustento dos filhos;

• Culpa de ganhar dinheiro e a família de origem não ter condições;

• Culpa de ser feliz quando os outros não são.

É como se uma coisa anulasse a outra. Ou trabalha ou cuida dos filhos. Atitudes infantis. Qual a dificuldade de trabalhar e cuidar dos filhos? Nessas pessoas, é muito comum que haja uma dinâmica de Triângulo Dramático. A pessoa acusa o mundo pela sua condição financeira inferior ou pela falta de trabalho, ou a pessoa se vitimiza dizendo que trabalha demais e não pode dar mais atenção aos filhos.
Não posso deixar de lado aquelas pessoas que se desdobram em três para dar conta de tudo, se arrebentam, conseguem dar atenção a todos e ainda trabalhar, mas nunca estão felizes ou abastecidas.

É um verdadeiro Triângulo Dramático.

Mais importante é ficar em casa o tempo suficiente para dar aos filhos qualidade e disponibilidade interna. Não é quantidade que importa.

Os pais precisam apenas sentir as necessidades do filho, ele se sentirá acolhido.

Um filho que vê a mãe e o pai trabalhando aprende que no mundo adulto é preciso sair de casa para conquistar a autonomia financeira lá fora. Se o modelo que o filho tem da mãe ou do pai é que ficando em casa eles se viram, no futuro esse filho pode seguir o exemplo e não ir para a vida.

Filho, só eu cuido de você. O seu pai só pensa em trabalhar, só pensa em dinheiro. Eu é que sou presente”.

Mães que usam esse argumento para ter o amor do filho e detonar a figura do pai, geralmente têm um objetivo: “Filho eu cuidei de você, e um dia você cuidará de mim”.





Instagram

Facebook

YouTube