Blog


20/01/2022 - Consciência Sistêmica

FÓRMULA DA REALIDADE

Por: Dr Fernando de Freitas


REALIDADE

A realidade depende do ponto de vista. Dependendo de como se insere neste contexto, o indivíduo vai ter uma visão do sistema, do todo e de si mesmo. Para entender esse conceito é importante que você se lembre que existe o fato em si e a interpretação desse fato.

Ou seja, como o indivíduo julga ou como ele enxerga esse fato. Entenda que o fato é o fato e ponto final. Entretanto a interpretação que damos ao fato depende dos nossos referenciais, do nosso ponto de vista, das nossas experiências de vida. Neste contexto, diante de vários fatos e, dependendo da compreensão que o indivíduo tem da vida, existem os limites, que seriam até onde uma pessoa pode compreender o que está acontecendo..

Então, há coisas que o indivíduo tem condições de enxergar e de entender e outras não. Da mesma forma, ele pode criar algo em cima do fato e distorcer a realidade. Como os distúrbios, um indivíduo tem uma cegueira emocional ou uma cegueira sistêmica. Por exemplo, acreditar numa coisa como verdade e ela não ser, e ainda sofrer por isso. Existe uma realidade, existe o sofrimento e existem os dramas. Podemos maximizar ou até minimizar o fato em si e dar maior ou menor importância a ele.



Os índices da fórmula representa que a INTERPRETAÇÃO e consequentemente a REALIDADE, tem três dimensões que seriam:

Pensar, sentir e agir,
Intra e inter sistêmico,
Passado, presente e futuro.


INTERPRETAÇÃO

A Interpretação do fato sofre influência de alguns fatores importantes, tais como:

- A idade cronológica do indivíduo; dependendo da idade do indivíduo o seu pensar sentir e agir será influenciado.

- As relações intra, inter e sistêmicas refletem a função que esse indivíduo ocupa nos sistemas ao qual ele pertence naquele momento em que ocorreu o fato.

- Os referenciais do passado; experiências que o indivíduo teve e que vão influenciar como ele enxerga o fato ocorrido no presente e no futuro. Por exemplo, se um indivíduo viveu um trauma mal elaborado no passado, a forma que ele enxerga o fato, será influenciada pelos sentimentos vivido lá no passado. Como o medo, a insegurança, conflitos, etc.

- O cérebro faz comparação; ele precisa dar um significado a tudo o que acontece. O significado que ele dá, é comparando a situação atual com situações vividas no passado. Então o cérebro vai avaliar se aquilo é bom, ruim, ameaçador ou não. Dependendo de como ele interpreta a situação, vai colocar uma carga emocional e tomar decisões. Tudo isso em cima do que aconteceu no passado. O cérebro compara com aquilo que ele já conhece. Baseado nessa carga emocional, ele vai tomar uma decisão. Vai se afastar ou se aproximar, vai avançar ou fugir, etc...

- O colorido emocional; que seria as interpretações do fato ocorrido no momento atual mas, que foi influenciado por coisas que aconteceram no passado. Isso gera um tipo de interpretação que se transforma na realidade do indivíduo.

- A motivação; que seria o caminho que o indivíduo iria tomar diante do fato e que foi influenciado por todos os itens acima. Sendo assim esse indivíduo vai elaborar as respostas emocionais como, por exemplo: se afastar, se aproximar, se emocionar, ignorar, fugir.

- A atitude; que seria, diante do fato ocorrido, o que ele sente e pensa, o que irá fazer, como irá agir?