Blog


30/03/2021 - Consciência Sistêmica

Interpretação X Realidade

Por: Dr Fernando de Freitas


Atuando como terapeuta, fique ciente de que é fundamental enxergar o que é Fato, depois identificar como cada um interpreta. A interpretação é a história que o indivíduo conta sobre o Fato. Assim, será possível enxergar quais os referenciais a que o indivíduo se apega. Agindo assim, é possível identificar o padrão, as experiências de vida ou traumas infantis que influenciam no pensar, sentir e agir da pessoa.

Observe que usando essa dinâmica de análise, é possível inferir sobre as relações intra, inter e sistêmicas. Dessa forma podemos reconhecer os valores positivos e negativos que o indivíduo carrega.

Preste muita atenção quando seu cliente traz a história dele. Escute levando em consideração toda essa dinâmica. Assim, será mais fácil reconhecer as interpretações e quais os referenciais que ele utiliza, pois estes foram construídos na história de vida desse indivíduo, com as experiências dele.

Agindo neste formato, você consegue identificar os padrões que norteiam o comportamento dessa pessoa, qual a “música de fundo”, como esse indivíduo sempre se manifesta, aquilo que se repete em sua vida. Lembrem-se os indivíduos, de maneira geral, têm comportamentos que giram em torno dos traumas infantis. Eles influenciaram predominantemente na formação da personalidade.

Os traumas sempre se manifestam nas relações intra e inter sistêmicas, determinando os valores que se coloca na vida.

O indivíduo é único, ele pensa, sente e age do jeito dele. Cada um de nós temos nossos referenciais construídos conforme nossas trajetória de vida.


A Realidade vai variar muito porque temos uma série de valores que são definidos pela urgência e importância que damos às coisas ou situações. Então, são suas prioridades e a forma como você lida com elas que vão definir sua manifestação na vida, seu plano de ação.

A realidade também vai depender das opções individuais que estão diretamente relacionadas com o nível de consciência que o indivíduo possui. Assim, como ocorre com as escolhas e o senso de justiça que estão diretamente relacionados com as interpretações que o indivíduo dá ao Fato. Por exemplo: o que é justo para um pode ser injusto para outro. Entenda que essa percepção foi construída dentro de uma realidade individual.

O que define responsabilidade para uma pessoa pode ser completamente diferente para outra. Tudo varia conforme o lado que o indivíduo está na história. E tudo isso influencia nas decisões e na forma de agir de cada indivíduo.





Instagram

Facebook

YouTube