Blog


04/11/2021 - Consciência Sistêmica

MECANISMOS DAS DISFUNÇÕES

Por: Dr Fernando de Freitas


Mesmo que tenha um corpo adulto, a mente manifesta idades diferentes. Essas idades seriam: a cronológica, a que data seu nascimento; a idade emocional, a que data seu estado emocional; e a sistêmica, que data o seu lugar na vida, no sistema que pertence.



Observe o gráfico acima e perceba que a idade cronológica é o indicativo da evolução natural de qualquer ser. Sobre a idade sistêmica, é importante saber que ela é determinada por um trauma.
Quando o trauma acontece, o indivíduo para “ali”, fica preso nas disfunções, porque “aprende” de forma “negativa”. Isso influencia diretamente no seu sentir, pensar e agir dali para frente, mesmo que ele siga na idade cronológica.


O comportamento do adulto pode ser influenciado pelo trauma, e assim, seu pensar, sentir e agir encontram referências na fase em que aconteceu o trauma em si. O indivíduo sofre um bloqueio e fica parado, preso em uma fase do passado, que vai criar uma distorção da realidade. É isso que acontece quando se vive na ilusão. Nesse lugar, o indivíduo inventa histórias e não enxerga a realidade, ele também pode maximizar ou minimizar valores de vida. E para poder sobreviver, encaixa as situações numa ilusão, para adaptar os valores da vida a uma situação que o próprio indivíduo quer ver. Esse mecanismo favorece o aprisionamento da mesma forma.


O indivíduo também pode criar desvios, mudar conceitos, objetivos e seguir por caminhos equivocados. Pode apresentar outros significados para amor, mãe, pai, família, casamento, etc. Nesse lugar, ele não aprendeu nada disso fora, ninguém disse nada disso para ele, mas ele tem os conceitos que justificam o seu modo de agir e, fica preso, limitado.









Fernando Freitas



Instagram

Facebook

YouTube