Blog


09/12/2021 - Consciência Sistêmica

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA (CAMINHO NATURAL)

Por: Dr Fernando de Freitas


A natureza criou um caminho natural para evoluir, e isso significa três bilhões de anos até chegar à vida que conhecemos. Então, o caminho natural é resultado da evolução, significa a evolução da espécie. Não temos como mudá-lo, nem criar as nossas regras.


Nosso cérebro representa a evolução da espécie, e ele tem três camadas: o reptiliano, o límbico e o neocortex. O reptiliano é o básico, responsável pela sobrevivência, relacionado aos elementos básicos como alimentos, território, sede, reprodução, respiração, etc. O segundo, mais externo, é o sistema límbico, existente nos mamíferos, e é responsável por nossas emoções. A vida é gerada dentro do corpo e isso dá a possibilidade de viver em grupo, o que garante uma maior sobrevivência, mas para viver em grupo é preciso ter vínculos e inteligência emocional. E o neocortex, que representa a adaptação dos seres humanos, que nos dá condições de pensar quem eu sou.


Existe em nosso cérebro uma hierarquia: o mais antigo é o mais forte. Assim, numa situação de afogamento, por exemplo, você acessa o nível sobrevivência e não pensa, estará no modo sobrevivência. Também se estiver vivendo um drama emocional, bate o desespero e você não consegue pensar, racionalizar. O Neocortex não consegue ter domínio sobre os demais cérebros, pois ele depende dos outros dois. Analogamente, o Neocortex seria a mente e os outros dois, o nosso corpo. O sistema límbico é o responsável pelas emoções, por esse motivo, sentimentos e emoções apresentam reações em nosso corpo.


A vida para todos os seres vivos tem dois comandos: a autopreservação, cuidar de si mesmo, que representa a função materna e a preservação da espécie, reprodução, manutenção da vida, que representa a função paterna. A primeira representa o “eu comigo mesmo”, e a segunda representa o “eu com o mundo lá fora”.


Para orientar esse caminho evolutivo, a natureza também envolveu as emoções: criou o prazer e o desprazer. Os animais na floresta sobrevivem, porque seguem as regras da natureza. Tudo que você faz em direção a autopreservação é prazer. Se sinto fome é desprazer, se me alimento é prazer. A sexualidade é prazer e relaciona-se com a preservação da espécie. Amamentar o filho é prazer, cuidar do filho também, etc. Se seguir o caminho natural, sentimos a sensação de prazer na vida. Então, a essência da vida define os objetivos, porque o que dá prazer a mente define como ir, não onde ir.





Instagram

Facebook

YouTube