Blog


23/09/2021 - Leitura Corporal

O Caráter é Capaz De Aliviar a Dor

Por: Dr Fernando de Freitas


Você já deve saber que o caráter é um conjunto de mecanismos de defesa. Então um indivíduo utiliza tais mecanismos porque houve trauma anteriormente e como não teve solução na época, esse trauma lhe gerou dor.

Viver na dor é praticamente impossível e por isso, nós utilizamos uma série de mecanismos, como o caráter, que o objetivo dele é aliviar a dor, ele não soluciona o problema, então o que ele faz, ele tem uma dor e aí, ele começa a desenvolver uma série de dinâmicas, que é para ocultar a dor.


Os traços de caráter entram exatamente nessa história, então o indivíduo ele começa a lançar mecanismos de defesa para se proteger dessa dor, “de onde vem essa dor?” ela vem do mundo Infantil, tudo isso começa no início da nossa jornada de vida, então a função do caráter é nos proteger dessa dor emocional, e quando eu me protejo da dor, é para poder sobreviver.

Então quando você vai trabalhar com o indivíduo, e você tem noção da função do caráter, você sabe que aquele caráter está de alguma forma, trazendo um equilíbrio para aquela pessoa em relação a uma dor. Se você tirar o traço de caráter a pessoa vai direto em direção a dor, e a questão é, o que vai acontecer a hora que essa dor aparecer, pois o indivíduo não tem recursos para lidar com a dor, então o caráter ele de alguma forma está ocultando essa dor, você precisa respeitar o caráter.


O caráter não é uma coisa assim “ah é só tirar porque ele é o responsável, ele é o problema”, o caráter não é o problema, o caráter é uma solução temporária, então quando você olha para um caráter, que você começa a analisar o caráter do indivíduo, aí você vai observar, que aquele caráter está segurando um desequilíbrio emocional, desequilíbrio mental, que afeta no desequilíbrio corporal, então esse caráter de alguma forma ele está dando um equilíbrio “estranho” mas ele está segurando o indivíduo para ficar o mais saudável possível.






Fernando Freitas



Instagram

Facebook

YouTube