Blog


17/06/2021 - Constelação Sistêmica

O que é ir pra VIDA?

Por: Dr Fernando de Freitas


Para muitas pessoas, a vida significa a família de origem. Sabe em que fase da vida a família de fato é a vida? Quando somos criança. A criança olha para a mãe e sente que ela é a vida. Ela depende da mãe para sobreviver. Depois que vai crescendo, ela começa a olhar para os pais e através dos olhos dos pais ela aprende a olhar para a vida. Só quando começa a juventude, ela passa a olhar para a vida com seus próprios olhos. Mesmo assim, olhando com seus próprios olhos, ela utiliza os referenciais que os pais utilizavam para olhar para a vida.

Se eles são pessimistas, acham que nada vai dar certo quando os filhos vão para a vida, dessa forma eles também serão pessimistas. Se os pais são otimistas diante das dificuldades, eles também irão para a vida otimistas.

Quando a vida está no centro da família, não existe vida fora da família. O mundo dessa família é centralizado nela mesma e não abre espaço para a entrada do diferente.

Você já viu famílias assim?

Chamam os que vem de fora da família, de agregados. Quando têm que tomar uma decisão importante, geralmente excluem os agregados. A fala costuma ser assim: “Nós podemos falar mal de alguém da família, mas você não pode”. “Quem você pensa que é? Você nem é da família!”

Conhece alguém assim?

- Você acredita que há espaço para a entrada de alguém diferente em uma família assim?
- Há espaço para os filhos se relacionarem com o diferente?

Essa é uma família em contração, uma família indo para a morte, porque não tem para onde crescer. São comuns, nessa dinâmica, casos de infertilidade. A família se fecha de tal forma que não consegue sequer gerar descendentes.

Existem também os casos em que até geram descendentes, mas para dar aos pais. Depois que nascem os filhos, a pessoa separa e volta para a família de origem.

O saudável é exatamente quando os filhos de 18 anos deixam os pais e seguem para suas vidas. Precisam ter seus próprios objetivos, sua sexualidade e sua autonomia financeira.




Instagram

Facebook

YouTube