Blog


26/08/2020 - Doenças

Você estava errado(a)!

Por: Dr Fernando de Freitas

O que é doença pra você?

 

Quando vocês ficam doentes, a maioria vai ao médico esperando diagnóstico e tratamento, feito isso vocês melhoram. A doença é como a ponta do iceberg e vocês são iceberg, então se tirarmos essa ponta, tempos depois surgirá uma nova ponta.

 

Já perceberam quanto o emocional é importante para a doença de cada um?

 

No meu tempo de residência na faculdade, quando uma pessoa era internada no hospital, eu olhava e falava “Esse paciente terá complicações” e esse outro “Irá sair rapidamente” não importa qual era o problema do indivíduo, aparecia um paciente com hérnia umbilical (doença comum) eu falava “vai dar trabalho” e via outro com câncer de esôfago (doença grave) eu falava “esse sairá rápido” e adivinha que acontecia? O paciente da hérnia umbilical infeccionava, dava problemas, os pontos abriam, ficava internado um mês e o paciente do câncer de esôfago às vezes ia embora antes do paciente da hérnia umbilical.

 

Estudando medicina a fundo e várias filosofias médicas, eu cheguei até Hipócrates o pai da medicina e sabe o que ele falava na antiga Grécia 300 a.c. “Não devemos olhar para a doença e sim para o doente”. Se Hipócrates era o pai da medicina e falava isso, por que eu não aprendi na faculdade?

Hipócrates também falava sobre o princípio da alternância somática, se você tirar a doença de um indivíduo e ele precisar, ele irá CRIAR outra, porque ele precisa da doença.

 

Por que será que vocês precisam de uma doença?
E quando eu digo doença hoje, o conceito de doença não é só o indivíduo, é uma doença na família, é uma doença na empresa, pois empresas também adoecem, empresas também morrem, são os mesmos conceitos. E aí? Para que serve a doença?

A doença tem uma função sagrada na vida de todo mundo. A doença não mata ninguém, ela serve para evitar que o indivíduo enlouqueça ou morra.

Você conhece loucos psicóticos? Você já viu psicótico ter gripe ou pneumonia?

Psicóticos não adoecem!

Se você for em um hospital psiquiátrico não verá ninguém com alguma doença, além da loucura(doença mental). Por que isso? Porque esses pacientes são desconectados com o mundo real.

Somente as pessoas saudáveis têm a capacidade de adoecer.





Instagram

Facebook

YouTube