Blog


17/03/2021 - Consciência Sistêmica

Você sabe o que ele esconde?

Por: Dr Fernando de Freitas


Os referenciais e objetivos de vida do seu cliente, estão abertos para o mundo lá fora, no futuro, ou estão aprisionados no mundo lá atrás?
Verifique isso ao ouvir a queixa dele, no posicionamento que ele coloca na constelação. Ao pesquisar isso, você terá informações fundamentais para fazer diagnóstico e saber o que fazer, o que trabalhar com ele para sair dessa dinâmica.

Outra situação importante de observar são as defesas pessoais que aparecem na constelação. O que o cliente mostra e o que ele esconde?

Então, não se esqueça de que todos tem Máscara, Sombra e Self.

Quando o indivíduo chega, ele geralmente está na fase da Máscara. O que ele pode mostrar para você é a máscara, mas o terapeuta tem que saber que, por trás da Máscara, há outras coisas. A Máscara é sempre a superfície. Uma imagem que ele quer passar para o mundo.

Para chegar no Self do cliente, tocar a essência para que ele possa Ampliar a Consciência, você vai precisar atravessar a Sombra.

A Sombra é a outra polaridade. Então, em uma polaridade o cliente é um “anjo”, “está tudo bem”, etc… Quando você aprofunda na Máscara, você vai encontrar a Sombra.

Acontece que, na Sombra, aparece o “diabinho” interno e você vai encontrar Resistência, Ataque e Julgamento.

Quando o terapeuta leva LUZ para um lugar que era SOMBRA, sempre vão aparecer esses mecanismos de resistência, pois o cliente irá enxergar aquilo que está escondido dentro dele.

Como profissional, se você tiver medo de entrar na sombra, você nunca irá chegar no Self e não ajudará o cliente a Ampliar a Consciência e Evoluir.







Instagram

Facebook

YouTube