Blog


22/09/2020 - Consciência Sistêmica

VOCÊ SENTE CULPA?

Por: Dr Fernando de Freitas


Culpa Doentia:

O adulto escolhe a culpa, nunca fica atrás de inocência e sempre tem duas culpas. Tem gente que quer ser inocente, mas não existe inocência, então é aquela história, se eu estou dentro de uma dinâmica de traição, tanto eu traído ou o traidor, se bobear o traído foi o primeiro que traiu e não percebeu. Os dois começam uma discussão, de quem é o culpado e quem é inocente, e no final das contas os dois são responsáveis.

Culpa Saudável:

A culpa adulta é assim, você escolhe se você quer seguir a culpa saudável ou a culpa doentia. A culpa saudável é aquela que faz com que eu olhe para a realidade e siga um caminho mais saudável, mas quando eu fizer isso eu vou sentir culpa.

Mas por que eu sinto culpa?

É porque nós estamos traindo a nossa família, minha mãe sofreu, meu pai sofreu, meus pais não ganharam tanto dinheiro, meus pais tiveram um monte de problema, eu não tive/tenho, isso da culpa e aí de repente eu me saboto, justamente para não sentir essa culpa.

 

Então conforme eu vou ficando melhor seja no meio profissional, relacionamentos, eu sinto culpa porque minha família ficou passou/passa pelo pior.





Instagram

Facebook

YouTube